Siga nas redes sociais

Search

SC tem 6 casos confirmados de Coronavírus

Subiu para 6 o número de casos confirmados de Coronavírus em Santa Catarina.

Os dados estão sendo acompanhados e divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.

Os novos casos anunciados neste sábado, dia 14 de março, trata-se de dois pacientes do município de Rancho Queimado, com histórico de viagens ao exterior. Os pacientes permanecem em isolamento domiciliar.

Já o sexto caso, divulgado no domingo, dia 15 de março, é de Braço do Norte, no Sul do estado. Ele tem histórico de viagem ao exterior e segue em isolamento.

O estado segue em situação de perigo iminente, nível 2 em ranqueamento do Ministério da Saúde.

O governador Carlos Moisés lançou um plano de ações para conter o avanço da doença no estado.

O governo colocou em prática o Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil, com a convocação do Grupo Estadual de Ações Coordenadas (GRAC).

Os trabalhos estão sendo realizados no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD), em Florianópolis.

Além disso, desde o dia 9 de março o estado instituiu um Comitê de Operações em Emergência de Saúde (Coes) para monitoramento da situação.

“O estado tem um plano de contingência para todas as situações, temos inclusive condições de fechar todos os acessos ao Estado em poucas horas se for preciso. O importante agora é não entrar em pânico e que as pessoas, ao apresentarem os sintomas, busquem as unidades básicas de saúde que farão o devido direcionamento. Os hospitais e UPAs serão utilizados para casos emergenciais”, destacou o governador.

Em reunião com todos os secretários do estado, o governo estabeleceu o cancelamento de todos os eventos públicos do executivo estadual e suspensão da participação do poder público em viagens interestaduais e internacionais.

Ações estabelecidas pelo Governo do Estado

  • Saúde: imunização de sarampo, febre amarela e gripe para todos os servidores públicos que trabalham com atendimento direto ao público;
  • Segurança pública: regionalização dos efetivos, se algum contingente precisar de reforço por conta de alguma baixa no número de servidores farão uma estratégia de remanejamento de efetivo; em casos de emergência, possível cancelamento de férias e chamamento de reservistas;
  • Eventos públicos do Executivo Estadual estão cancelados;
  • A participação do Executivo Estadual em eventos internacionais e interestaduais está suspensa;
  • Nas estruturas de administração direta e indireta o atendimento será preferencialmente não presencial, por telefone ou internet, sempre que possível; 
  • No sistema prisional foi criada uma sala de situação para monitoramento de unidades prisionais e as visitas íntimas estão suspensas. Além disso, estão restritas as visitas de idosos e crianças. Escoltas interestaduais de presos estão suspensas temporariamente;
  • Na educação, as aulas estão mantidas no momento e autorização para que diretores das escolas adquiram através do cartão Cpesc álcool gel para disponibilização das salas de aula;
  • Informações do governo sobre coronavírus para a imprensa serão concentradas no Centro de Informação Pública do CIGERD sob coordenação da Secretaria de Comunicação do Estado.
  • A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado criou Comissão Permanente para Monitoramento de Impacto nos setores econômicos do Estado;
  • Atendimentos presenciais nas gerências regionais da Secretaria do Estado da Fazenda está suspensa;
  • A Polícia Civil de Santa Catarina orienta a população para que, quando necessitar dos serviços da instituição, faça os registros de Boletins de Ocorrências (BOs) de forma online pela Delegacia Virtual e evite buscar atendimento presencial em delegacias. Com exceção para os crimes de homicídio, sequestro e estupro.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail