Siga nas redes sociais

Search

Procrastinação: a autossabotagem que pode acabar com a sua carreira

Por Irene da Silva, CEO da Ellevo

Uma passadinha pelas redes sociais, aquele café no corredor, uma parada no banheiro, um copo de água. Você volta para a sua mesa de trabalho e recomeça aquilo que estava fazendo, mas o e-mail pessoal parece exigir uma checagem rápida que acaba tomando mais uns 20 minutos do seu dia.

Do e-mail passa pelos apps de mensagens instantâneas e quando vê o dia acabou e a lista de afazeres só aumentou. Se esse cenário parece muito com a sua rotina, provavelmente você faz parte dos 20% de adultos que já são procrastinadores crônicos.

Para eles, deixar para depois algo que poderia ser feito agora se tornou um hábito tão comum que é impensável quebrar esta rotina de improdutividade e de consequentes atrasos e má qualidade de entregas. Procrastinar parece ser considerado, inclusive, um problema cultural.

Com a digitalização, perder o foco e deixar as tarefas para depois é ainda mais comum e simples. Estamos 100% do tempo conectados em redes sociais e aplicativos tão atraentes que deixa-los de lado para assumir compromissos de entrega na rotina de trabalho soa como impossível. Uma checada nos likes entre um job e outro é tão comum que muita gente se esquece do tempo perdido nesse círculo vicioso.

E assim, além de se sabotar, o procrastinador deixar de trabalhar para si próprio e acaba criando valor para o outro. Quando você procrastina, usando as redes sociais, por exemplo, está perdendo o que tem de mais valioso, o seu tempo. Enquanto isso, as plataformas e marcas acessadas por você extraem dados e criam uma sequência de conteúdos de acordo com as suas preferências que só faz o tempo entre o que precisa ser feito e a distração aumentarem ainda mais.

E a sua carreira? Segue sendo sabotada por gatinhos fofinhos, fofoca de gente famosa, comidas que parecem de mentira, a vida perfeita arquitetada com maestria por quem faz da sua distração um negócio.

E as suas entregas? Vão se acumulando, perdendo qualidade, chegando cada vez menos atrativas e mais atrasadas, irritando a gestores, clientes e mercado.

Nesse cenário, perde quem não tem autocontrole sobre a própria rotina. Fazer aquilo que é necessário, mas nem sempre divertido, ao invés de estar no topo da lista, só vai sendo substituído por subterfúgios que em nada agregam. Enquanto você procrastina, não deixa de gastar energia, porém a está gastando equivocadamente, criando valor para coisas e pessoas que não lhe trarão o retorno para o seu sucesso.

Antes de deixar de lado mais uma vez o seu trabalho, seus estudos e compromissos, pense em quanta gente ganha com a sua falta de foco. O único que perde com a própria distração é você, que abre espaço para o crescimento de quem já aprendeu a distinguir pausas necessárias de procrastinação. Faça o que tem que fazer. Essa é a única maneira de agregar valor a si próprio.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail