Estudo identifica 1,7 mil oportunidades de exportação para SC

Estudo da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) identificou 1,7 mil oportunidades para as exportações de Santa Catarina, nos cinco principais destinos dos embarques do estado: China, Estados Unidos, Argentina, México e Paraguai.

Os dados estão na publicação Santa Catarina – Perfil e Oportunidades de Exportações e Investimentos 2020, apresentada pela entidade durante seminário promovido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), nesta quarta-feira, dia 11, em Florianópolis.

Máquinas e equipamentos, moda, higiene pessoal e cosméticos, metalurgia e produtos de metal, produtos de borracha e de material plástico e produtos químicos estão entre os segmentos com maior potencial de ampliar as vendas ao exterior.

“Estamos empenhados em melhorar nossos números substancialmente. Temos diversificação industrial e produtos de qualidade, tecnologia, prazo e preço globais”, afirmou a presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC, Maria Teresa Bustamante.

O analista de inteligência comercial da Apex, Pedro Piá de Andrade, disse que para mapear as oportunidades foi utilizada uma metodologia que selecionou os cinco destinos mais atrativos, considerando os principais importadores de produtos catarinenses e os importadores com uma pauta mais diversificada.

Ele salientou que a China, apesar de ser o principal destino das exportações do estado, tem a pauta concentrada em poucos produtos e em poucos setores:

“No caso dos Estados Unidos, essa pauta se divide em mais produtos manufaturados e é mais parecida com o perfil catarinense como um todo”.

Segundo ele, o Paraguai é um destino que concentra o maior número de oportunidades.

Pedro destacou ainda que o estudo, além de mapear as principais oportunidades para as exportações catarinenses, também identificou setores com baixo desempenho exportador, mas com grande potencial para expandir.

Foram selecionados sete segmentos com maiores chances de negócios para o estado no exterior.

Dentre eles, destacam-se cinco atividades: confecção de artigos do vestuário e acessórios, fabricação de artefatos têxteis, exceto vestuário, fabricação de artigos de cutelaria, de serralheria e ferramentas, fabricação de bebidas alcoólicas e fabricação de instrumentos e materiais para uso médico e odontológico e de artigos ópticos.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. Entendi Saiba mais