Siga nas redes sociais

Search

Prefeitura e Governo do Estado inauguram Centro de Inovação em Videira

Importante polo regional do meio-oeste catarinense, a cidade de Videira passa a integrar a rede estadual de Centros de Inovação.

Uma moderna estrutura de 675 metros quadrados foi inaugurada na quinta-feira, dia 5, com a presença do governador Carlos Moisés.

O objetivo do espaço, que conta com área para incubar até nove empresas, é fomentar o ecossistema de economia criativa na região.

Para sair do papel, a Prefeitura de Videira investiu R$ 932 mil para a adaptação do espaço, que fica junto ao Terminal Rodoviário da cidade.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc), garantiu o repasse de R$ 100 mil para o fomento da inovação na região. 

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino, destacou a importância das parcerias público-privadas: 

“O Centro de Inovação em Videira será uma das nossas referências, em especial de como parcerias público-privadas (PPP) são economicamente viáveis e tendem a ser assimiladas com mais facilidade pelas comunidades, uma vez que brotam da vocação dos próprios municípios e regiões, focando não apenas na construção, mas no habitat, no próprio ecossistema de inovação. Ganha a região e ganha SC”. 

O prefeito de Videira, Dorival Borga, destacou que o Centro de Inovação será um alicerce para o desenvolvimento regional:

“Temos o talento humano, queremos que ele aproveite todas as oportunidades que o mercado oferece, trazendo desenvolvimento para Videira e região. Esse Centro estará conectado com a tecnologia de Santa Catarina, do Brasil e do mundo”.

Empreendedor aposta na expansão da economia criativa 

O empresário Jeferson Rodrigo Gatti atua no ramo de agrotech, que desenvolve serviços para a agroindústria.

Ele acredita que o principal legado do Centro de Inovação será a criação de uma rede de contatos, o que ajudará na expansão da economia criativa no Alto Vale do Rio do Peixe: 

“Essa é uma semente, que vai germinar futuramente. O desenvolvimento de um ecossistema de inovação não é importante apenas para o presente, mas principalmente lá na frente”.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail