Siga nas redes sociais

Search

Porto Itapoá se consolida como o maior de SC e o terceiro maior do país

Resultados publicados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) traz o Porto Itapoá na primeira posição entre os portos movimentadores de contêineres de Santa Catarina.

No âmbito nacional, o porto catarinense ocupa a terceira posição.

De acordo com a Antaq, o incremento do porto foi o maior entre os seis maiores portos brasileiros, de 15,92%, com 735 mil TEUS movimentados no ano passado.

Em 8 anos de operação o Porto Itapoá desenvolveu uma estratégia de diferenciação frente aos demais portos brasileiros, explorando as condições favoráveis da Baía da Babitonga na operação de grandes navios, somadas a um engajamento de suas equipes na busca incessante pela excelência operacional.

O presidente do porto, Cássio Schreiner, enfatiza que os números precisam ser comemorados como o resultado do trabalho intenso e profissional desenvolvido em Itapoá:

“O Porto Itapoá nasceu do zero. Em um município que nos abraçou desde o princípio de nossas atividades mas, que nunca havia experimentado a vocação portuária. Foi necessário investir em infraestrutura, formar pessoas, estabelecer cultura logística e empreendedora. Com todos esses desafios, é extremamente gratificante ver esse resultado e saber que todo o esforço empenhado levou o Porto Itapoá a ser o maior porto de Santa Catarina na movimentação de contêineres, e terceiro maior do Brasil, em apenas oito anos”.

Outro dado interessante revelado pela publicação da ANTAQ foi o volume movimentado pelos portos em tonelagem, incluindo aqui todas as cargas que passam pelos terminais portuários, como grãos, combustíveis, minério, ferro, fertilizantes, veículos, contêineres e carga geral.

Em Santa Catarina, o Complexo Portuário da Baía da Babitonga, que incluem os terminais portuários de Itapoá e São Francisco do Sul, representaram 59,3% de toda a carga movimentada pelos portos no estado.

Ao todo, Santa Catarina movimentou quase 47 milhões de toneladas.

Desse montante, os portos da Babitonga movimentaram quase 28 milhões de toneladas.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail