Siga nas redes sociais

Search

Gestor de obras: era da digitalização exige novas habilidades profissionais

Depois de períodos incertos, a construção civil brasileira vem acumulando dados otimistas.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor cresceu 4,4% no terceiro trimestre do ano passado, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

O resultado é o melhor desde 2014 e mostra que é hora de empresas e profissionais se prepararem para um novo momento econômico.

Aloísio Arbegaus, diretor Comercial da Teclógica, destaca que empresa especializada em solução de mobilidade para a construção, a digitalização vai exigir também novos perfis e habilidades dos profissionais:

“Há um crescimento constante do uso de novas tecnologias para transformar o canteiro de obras em um ambiente muito mais sustentável economicamente, a fim de reduzir custos e gerar mais eficiência operacional. O uso de sistemas e dispositivos tecnológicos, bem como a contratação de mão de obra especializada fará a diferença no novo posicionamento das empresas que galgam a liderança no setor”.

Nessa era da digitalização, o gestor de obras tem papel central neste processo de mudança.

De acordo com o Senai, este é um dos 30 cargos apontados como relevantes para o futuro, deixando para trás o perfil operacional para tornar-se estratégico dentro da organização.

Tecnologia reforça novo momento

“Nos clientes que utilizam o Mobuss Construção, sistema de gestão para o canteiro de obras, já vemos a ascensão deste novo perfil. Com a digitalização e as informações sobre a rotina da obra na palma da mão, através de dispositivos móveis, ele passa a gerenciar dados em tempo real, otimizando o uso de matérias-primas, mão-de-obra e equipamentos. Também tem sido o responsável por acompanhar o gerenciamento da segurança, com um controle mais efetivo de equipamentos de segurança e, principalmente, verificando a qualidade das obras”, destaca o executivo.

Além do uso de soluções de mobilidade para gerenciamento das obras, como a solução, outras tecnologias são crescentes na rotina da construção.

Entre elas estão o uso de soluções 3D, drones, sensores vestíveis e realidade aumentada, que levam o segmento à era da transformação digital.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail