Siga nas redes sociais

Search

Movimentação do Porto de Itajaí cresce 150% em três anos

Nos últimos três anos, a movimentação de contêineres do Complexo Portuário de Itajaí cresceu 150%.

A informação foi divulgada pelo superintendente do porto, Marcelo Werner Salles.

Ele participou de reunião da Câmara de Assuntos de Transporte e Logística da Fiesc e do Conselho de Infraestrutura, nesta semana, em Florianópolis.

Segundo o superintendente, 70% das exportações catarinenses no ano passado (cerca de US$ 6,2 bilhões) saíram por Itajaí e, ressaltou que investimentos no porto refletem positivamente na sociedade:

“Não é investir no porto de Itajaí, mas sim, investir na atividade econômica de Santa Catarina. A infraestrutura tem um impacto socioeconômico muito grande”.

No encontro, explicou que no final do ano passado foi finalizado um conjunto de obras que envolveu a bacia de evolução e sinalização náutica e permite receber navios de até 350 metros de comprimento, conhecidos como mega ships.

Mas são necessários recursos da União para iniciar a segunda etapa das obras, orçada em R$ 250 milhões.

“O projeto da segunda etapa está pronto e estamos buscando os recursos para dar continuidade. Se não fizermos as obras, futuramente teremos impacto na movimentação dos contêineres”, disse Marcelo.

Ele comentou que todos os novos navios que estão sendo contratados são de 400 metros de comprimento, o que exige readequação da estrutura para receber essas embarcações maiores.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail