Siga nas redes sociais

Search

Iniciativa vai qualificar profissionais para o setor têxtil em Gaspar

O polo têxtil de Blumenau, composto por 18 municípios, se destaca como o segundo maior do Brasil.

A produção é de 900 milhões de peças por ano, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

Gaspar faz parte deste pólo e é a segunda cidade que mais contribui com essa produção nacional, estando atrás somente de Blumenau.

O município possui 838 indústrias no segmento têxtil, o que corresponde a 30% do seu parque fabril e que emprega mais de 8.400 pessoas.

E qualificar a cadeia produtiva, principalmente na base (que terceiriza os processos de costura) e no processo de finalização (acabamento e embalagem) é essencial para o crescimento do setor.

Foi pensando nisso que o Núcleo Têxtil da Associação Empresarial de Gaspar (ACIG), em parceria com entidades locais, criou o projeto Qualifica Gaspar.

Douglas Junckes, coordenador do Núcleo, destaca que a iniciativa começou a ser desenhada em meados do ano passado:

“Para idealizar o projeto realizamos importantes alianças, como a parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina, para o oferecimento dos cursos e a negociação com a Prefeitura, que dará respaldo pelo lado social, com questões como creches em horários alternativos para os filhos das costureiras e meios de transporte para os alunos”.

No segundo trimestre de 2020, a inciativa vai oferecer cursos de gestão administrativa (envolvendo noções básicas de informática, técnicas financeiras, formação de preços, leis trabalhistas e vendas, com os conteúdos básicos para se gerir de forma responsável uma pequena empresa).

Além do curso de costura para qualificar as trabalhadoras na base da produção.  

As aulas serão gratuitas e as inscrições para vagas devem ser abertas a partir de março deste ano, no site do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail