Siga nas redes sociais

Search

SCGÁS investirá R$ 410 milhões até 2024

Levar gás natural para o Alto Vale do Itajaí, Serra Catarinense e parte do Planalto Norte é o principal objetivo da SCGÁS em seu plano estratégico até o ano de 2024.

O planejamento da companhia para os próximos cinco anos, que prevê R$ 410 milhões em investimentos, foi apresentado nesta semana, em Florianópolis.

O presidente da SCGÁS, Willian Anderson Lehmkuhl, destacou que o gás é um insumo essencial para a indústria e a interiorização trará mais competitividade para o setor produtivo:

“O maior pacote de obras da história da SCGÁS, que será executado ao longo dos próximos cinco anos, é reflexo da segurança regulatória do setor de gás natural em Santa Catarina, com a consolidação da aplicação periódica da conta gráfica e a recente definição da margem bruta de distribuição da SCGÁS pela Aresc. Temos como meta ampliar a oferta deste insumo, promovendo equidade socioeconômica, com o atendimento de novos mercados e municípios em várias regiões do estado”.

Entre os principais projetos está o atendimento de novos municípios no Projeto Serra Catarinense.

A previsão é que a rede da empresa chegue até Trombudo Central, Pouso Redondo, Ponte Alta, Otacílio Costa, Correia Pinto e Lages.

Também serão construídas redes isoladas no Planalto Norte para atender as cidades de Canoinhas e Três Barras.

Além disso, os municípios de Passo de Torres, Mafra, Siderópolis e Capivari de Baixo serão atendidos por meio do modal GNC, com transporte inicialmente rodoviário.

Ao todo, 16 municípios passarão a contar com o gás natural nos próximos anos, com a expectativa de um aumento de até 25% no consumo.


Gás natural para veículos

Para o empresário, atender o aumento da demanda de GNV em Santa Catarina é outra prioridade da companhia.

O estado tem a terceira maior frota do país, com mais de 105 mil veículos que usam o combustível.

A proposta prevê a interligação de 26 novos postos nos próximos cinco anos, o que representa crescimento de 20% em relação ao número atual.

Pelo menos 10 deles devem iniciar a venda de GNV já em 2020, nas regiões da Grande Florianópolis, Norte e Sul.

Além dos novos postos de combustíveis, cerca de 20 mil novos clientes dos segmentos industrial (127), comercial (275) e residencial (19.593) nas cidades de São José, Itapema, Balneário Camboriú, Joinville e Blumenau devem ser ligados à rede de gás natural no período.

Para ampliação de todo esse mercado, o pacote de obras dos próximos cincos anos implantará mais 432 quilômetros de rede, o que representa crescimento de 30% em relação à atual extensão.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail