Siga nas redes sociais

Search

Tendências tecnológicas 2020: o que se mantém e o que há de novo

Nos últimos anos, as mudanças tecnológicas têm causado imenso impacto em todos os setores. Estar atualizado não  basta, é preciso pensar à frente.

Algumas tendências tecnológicas se mantêm, afinal, não é todo ano que soluções novas surgem, mas as existentes podem ser aprimoradas.

Outras têm ganhado força no ano passado e, em 2020, prometem revolucionar muito do que se conhece hoje em termos de tecnologia. 

De acordo com Rodrigo Werlang, CTO da Paradigma Business Solutions, dentre elas estão machine learning e inteligência artificial:

“Machine learning é um ramo da inteligência artificial para  análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos. Essa é uma tendência fortíssima dos últimos anos e pode ser utilizada em vários setores, pois é baseado na ideia de que os sistemas podem aprender dados, identificar processos e até tomar decisões com o mínimo de intervenção humana”.

Segundo o empresário, os chatbots também devem se manter como tendência para 2020:

“Os chatbots, que também utilizam recursos de machine learning, devem continuar em alta. Eles são muito usados para interações entre humanos e máquinas para tornar a experiência mais natural, sendo capazes de realizar várias tarefas e interações entre diferentes sistemas para responder a perguntas feitas por pessoas”.

Ele ainda destaca que “Robotic Process Automation (RPA) é outra tecnologia que irá fazer parte do dia a dia das empresas a partir de 2020, automatizando e integrando processos e sistemas. Diferentemente de um chatbot, estes apenas fazem o que estão programados para fazer”.

Outra tecnologia é o “Serverless também está com muita força porque permite às empresas utilizarem muitos recursos de computação em nuvem nativos, ganhando em tempo, foco no aplicativo ao invés da infraestrutura e pagando somente os recursos que são consumidos”, finaliza. 


Internet das Coisas

Outra tendência que permanece ativa para o próximo ano é a Internet das Coisas.

Conforme uma pesquisa da ResearchAndMarkets, maior pesquisadora de mercado do mundo, esse segmento tecnológico gerou um lucro mundial de U$ 12,7 bilhões no ano passado.

Até 2024, a expectativa é que esse valor alcance a casa dos R$ 20 bilhões.

Para o setor agrícola, por exemplo, as soluções baseadas em IoT trouxe muitos benefícios para fabricantes e produtores.

“A agricultura é um setor que tem enorme potencial de ganhos com o uso de inovações digitais e, por essa razão, vem investindo muito na adoção deste tipo de tecnologia para aumento de eficiência e lucratividade”, afirma Bernardo de Castro, presidente da Divisão de Agricultura da Hexagon.


Aplicação em nuvem

A transformação digital das empresas vai depender de soluções que garantam agilidade e praticidade como o uso de certificados digitais em  em nuvem.

Esta é uma forte tendência para 2020 principalmente com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que tornará mais rigorosa a segurança no tratamento de informações pessoais.

De acordo com Rafael Godinho, diretor comercial da BRy Tecnologia, empresa que atua na aplicação de protocolos criptográficos, quem usa recursos como assinatura digital, por exemplo, ganhará em segurança e quem usa certificado digital ganhará mobilidade com o armazenamento em nuvem:

“O Brasil possui um normativo específico para guardar certificados digitais em nuvem que, por isso, obrigatoriamente devem ser mantidos em servidores com várias camadas de proteção. Além disso, nas assinaturas é possível acrescentar um carimbo do tempo, que registra data e hora e permite a rastreabilidade dos documentos. Empresas que investirem em segurança estarão na frente, principalmente se implementarem uma solução que oferece mobilidade e agilidade em seus processos de negócio”.


Data Science

Na visão de Adriano Kasburg, gerente comercial na Supero Tecnologia, a Ciência de Dados deve ganhar ainda mais força no próximo ano.

Mais do que verificar números de forma isolada, faz análise de dados de forma inteligente e estratégica para os negócios, trazendo vantagem competitiva.

“As soluções são capazes de coletar, interpretar e analisar, unindo diversas áreas do conhecimento, como matemática, estatística, engenharia de forma inteligente, incluindo  mecanismos como Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data. Estas informações auxiliam na tomada de decisões e crescimento das empresas”, explica o especialista em tecnologia.  

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail