Siga nas redes sociais

Search

Vídeo: veja o lançamento do satélite da UFSC, na China

O primeiro satélite da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está em órbita.

O FloripaSat-1 foi lançado ao espaço na madrugada desta sexta-feira, dia 20 de dezembro, às 0h21min (horário de Brasília), a partir do Centro de Lançamento de Taiyuan (TSLC), na China.

Até chegar a esta etapa decisiva, o projeto foi desenvolvido por cinco anos e coordenado pelo professor Eduardo Augusto Bezerra, do Departamento de Engenharia Elétrica.

Um dos pesquisadores envolvidos, o doutorando em Engenharia Mecânica Edemar Morsch Filho, destacou o sucesso do lançamento:

“Desde então, vários radioamadores ao redor do mundo já estabeleceram comunicação com o satélite. Há relatos de que houve comunicação nos EUA, Alemanha e Japão”. 

Por volta das 10h30min da manhã desta sexta, o satélite passou próximo a Santa Catarina, oportunidade em que o grupo dos desenvolvedores e diversos radioamadores da região estavam prontos para estabelecer comunicação.

“A equipe ainda não recebeu confirmação de comunicação nessa passagem, que foi bem rápida, mas está na expectativa de receber os dados. Ao longo dos próximos dias haverá novas janelas de comunicação para captar ainda mais sinais e validar todos os sistemas desenvolvidos pelos alunos”, destacou Edemar.

Confira abaixo o vídeo do momento do lançamento:

Saiba mais sobre o satélite da UFSC clicando aqui

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail