Siga nas redes sociais

Search

Sete conselhos de influenciadores de tecnologia para 2020

Mais uma vez, o setor de tecnologia mostrou ser um dos mais dinâmicos da economia em 2019.

Mas, como se dar bem na área em 2020?

A HostGator, multinacional de hospedagem de sites e serviços online, reuniu as dicas de sete influenciadores digitais do segmento para o próximo ano.

As sugestões vão desde os aspectos técnicos até as competências comportamentais e emocionais, as chamadas soft skills, que podem ajudá-lo a alcançar mais conquistas nos próximos meses.

1- Código Fonte: Descubra a forma de estudar que é mais eficiente para você

Na área de tecnologia, as mudanças costumam ser tão rápidas que estudar e aprender são atividades presentes em toda a vida profissional. “Por isso, descobrir a forma de aprender o que mais te agrada será um passo importante para o seu sucesso”. O conselho é de Vanessa Weber, que produz o canal Código Fonte em parceria com o marido Gabriel Fróes. Eles ressaltam que enquanto algumas pessoas são mais visuais, outras são auditivas, cinestésicas ou focadas na leitura e escrita. “Nós, que somos apaixonados pela área, gostamos de tudo e queremos aprender mais e mais. Mas sem ter um objetivo claro, é fácil perder o foco e se perder na carreira”, alerta Fróes.

2- TekZoom: Para ser um programador, aprenda o que é básico e importante

Está cada vez mais claro que a demanda das empresas por programadores está maior do que a oferta de profissionais qualificados. Estudar programação, portanto, é um bom negócio. Mas Reinaldo Silotto, do canal TekZoom, deixa um alerta: “não siga a onda das modinhas da programação”. Seu conselho para os potenciais desenvolvedores é focar nas linguagens que são mais importantes e básicas dentro desse universo. “Foca em aprender o que realmente é importante, e não o framework da moda”.

3- Diolinux: Renda-se às ferramentas de código aberto

Dionatan Simioni, fundador do blog e canal Diolinux, é um ferrenho defensor das ferramentas open source, com código-fonte aberto e que dispensam a compra de licenças. Por isso, seu conselho para quem quer se dedicar à programação é focar as atenções em sistemas como o Linux. “Há uma grande demanda no mercado. As empresas estão focando em soluções que aumentam a estabilidade, são populares e reduzem custos, e a tecnologia de código aberto é essencial para a saúde financeira delas”, afirma.

4- Rodrigo Branas: Pense no usuário antes de desenvolver uma aplicação

Com a disseminação dos smartphones, o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis virou uma febre. Mas elas valem para tudo? A provocação é do influenciador Rodrigo Branas, que sugere uma leitura atenta de cada situação para então identificar a solução mais adequada, que às vezes pode ser um simples site.

5- Filipe Deschamps: Acesse seu modo high effort

Se estudar é uma constante na tecnologia, também é verdade que os meios importam mais do que os fins em si. Para o influenciador Filipe Deschamps, vale a pena identificar seu modo “high effort” e dedicar-se a aprender durante o processo. “Pare de tentar encontrar um atalho para pular o processo. Se esforce ao máximo para que o processo seja o melhor atalho, seja para aprender a programar, tocar um instrumento musical ou produzir vídeos”. Para entrar no modo de alto esforço com mais facilidade, ele sugere adotar como prática a tentativa de surpreender quem quer que requisite uma tarefa, como um professor ou um chefe. “Não faça isso por eles, mas por você mesmo”.

6- Bruno Germano: Dê o primeiro passo e comece logo seus projetos

“Daqui 5 anos você vai desejar ter começado hoje”. O influenciador Bruno Germano ouviu essa frase anos atrás e a transformou em um mantra para a vida – e em um conselho para quem o cerca. “Eu sempre tinha uma desculpa perfeita para não começar um canal no Youtube. O problema era a falta de equipamento, de microfone, de luz”, conta. “A gente fica esperando o melhor momento para fazer as coisas, se preparando e aprendendo, quando na verdade isso é uma projeção do que achamos que vamos precisar no futuro”. Mas como é possível descobrir o melhor momento para começar? Começando, brinca Germano. “Dar o primeiro passo é simbólico porque nos leva para um lugar novo, que é pelo menos um passo distante de onde estava antes”.

7- Attekita Dev: Alavanque sua carreira de desenvolvedor em quatro etapas

Bullas Attekita, do canal Attekita Dev, ensina quatro passos para alavancar uma carreira na área da programação em 2020. A primeira dica é nunca se deixar estar na zona de conforto, ainda que o ambiente de trabalho convide a isso. A segunda é desenvolver a proatividade, dando o melhor de si a cada projeto. A terceira dica envolve ter foco na produtividade, o que é possível com um pouco de organização, planejamento e metodologia de trabalho. Por fim, a quarta dica lembra, sozinho, ninguém chega a lugar algum. “Escute sempre sua equipe e seus colegas de profissão”.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail