Siga nas redes sociais

Search

Criatividade: o motor da inovação que cria a nova economia

Compartilhe

Por D.J. Castro, consultor de Branding e Marketing na Nexia Branding e conselheiro do SC Criativa


Estamos em tempos cada vez mais acelerados, com novas tecnologias surgindo a cada momento, e, depois da revolução digital que aconteceu nos últimos 50 anos, hoje vivemos a convergência de quatro grandes revoluções tecnológicas acontecendo ao mesmo tempo: genética, nanotecnologia, inteligência artificial e robótica.

Essas novas áreas de conhecimento estão gerando uma explosão de possibilidades na geração de riquezas, que configuram um panorama econômico de crescimento para as nações que souberem aproveitar essa nova onda.

Por trás de todos esses novos desenvolvimentos, é importantíssimo entender e dar a devida importância a um fator principal: a capacidade humana de criar soluções para problemas novos e complexos. E, nesse contexto, a criatividade tem função fundamental.

Criatividade é a associação de ideias, para criar novos significados, contextos e conhecimentos. É com a criatividade que um cientista consegue imaginar uma forma nova de abordar uma questão, quando apenas o método e seu conhecimento científico não são mais suficientes. É ela que utilizamos para construir o imaginário que nos une, criando obras e expressões de arte nos mais diversos segmentos. É com ela que resolvemos problemas no dia a dia, mesmo quando não percebemos. Ela é a capacidade cognitiva do ser humano que mais nos diferencia dos demais seres vivos e, quando bem utilizada, move a humanidade para a frente, para evoluir cada vez mais.

Hoje, uma das palavras que mais está a moda é inovação. Muitas empresas, profissionais, políticos e celebridades repetem à exaustão o discurso de que temos que inovar. Inovar para criar novos produtos e serviços, novos processos nas empresas e, desenvolver novos modelos de negócios que apresentem novas propostas de valor para o mercado.

A inovação é realmente importantíssima para manter o mercado em movimento, atendendo as necessidades das pessoas. E, para que haja inovação, lá está ela de novo: a criatividade. Para inovar é preciso repensar o que está sendo feito, reimaginar contextos, com foco em levar para o mercado algo novo, que faça sentido e gere mais e melhores vendas. E, para isso acontecer, a criatividade é fundamental.

A criatividade é tão importante que, além de permear todos os segmentos produtivos da sociedade, há uma área específica em que ela predomina e até dá nome: a economia criativa. Responsável por uma parcela considerável do PIB mundial e da força de trabalho global, a economia criativa cresce cada vez mais.

Afinal, com as novas tecnologias, chegou-se em um ponto em que, pela primeira vez na história humana, há mais valor em propriedade intelectual e bens intangíveis do que em bens tangíveis no mundo real. Sim, o poder criativo do ser humano transcendeu a geração de riqueza e criou uma nova ordem de valores. A criatividade vale dinheiro.

Na 74ª sessão da Assembleia Geral da ONU do mês de novembro, 2021 foi declarado o Ano Internacional da economia criativa para o Desenvolvimento Sustentável.

A proposta reconhece a necessidade de promover um crescimento econômico inclusivo e sustentável, promover a inovação e oferecer oportunidades, benefícios e empoderamento para todos e respeito por todos os direitos humanos.

E, pensando na realidade de Santa Catarina, temos um quadro muito promissor. O estado já tem uma economia criativa com boa representatividade, e um potencial gigantesco para desenvolver.

É necessário que os atores da economia criativa se unam em torno de iniciativas que ajudem a fomentar o crescimento do setor.

Uma boa iniciativa que merece ser citada é o movimento SC Criativa, que busca informar, capacitar e integrar as pessoas que usam a criatividade para produzir riqueza.

E você, o que está fazendo para usar sua criatividade, gerar inovação de verdade e transformar a sua realidade?

Compartilhe

Estrategista de marcas, especialista em inovação de marketing e fundador da Nexia Branding.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail