Siga nas redes sociais

Search

Por que e como criar um blog para seu e-commerce

Por Eduarda Delavy, analista de conteúdo da HostGator Brasil

Muito antes da internet, as pessoas procuravam informações em jornais e revistas. Hoje, podemos encontrar conteúdos em sites de notícias, redes sociais e blogs.

Os blogs já não são mais apenas diários virtuais com as novidades do cotidiano. Vimos crescer a profissão do blogueiro profissional, mas mais do que isso, vimos empresas criando e distribuindo informações relevantes para os consumidores através dos blogs.

Como um e-commerce pode entrar nesse mundo e criar um blog de sucesso? Reuni neste artigo o passo a passo essencial para embarcar nessa jornada.

Por que investir em um blog?

Para as empresas, investir em um blog significa apostar em estratégias de marketing de conteúdo. Segundo a pesquisa Content Trends 2018, o marketing de conteúdo traz 2,6 vezes mais visitas a um site — por isso, 73% das empresas dizem usar essa estratégia. 

Além de ser um canal para criar conexões relevantes com clientes, um blog também:

  • Aumenta a autoridade no mercado: Produzindo conteúdo, você mostra sua expertise na área. A reputação contribui no processo de decisão de compra do consumidor;
  • Garante mais visibilidade na internet: As publicações do blog geram novas oportunidades para aparecer nos resultados de busca do Google (e direcionar o tráfego para seu site);
  • Permite alcançar um novo público: Com mais oportunidades de ser encontrado na internet através de um blog, uma loja também ganha novos potenciais clientes.

Como criar um blog para seu e-commerce: produzir conteúdo para a internet não é apenas sentar e escrever. Antes, é preciso definir alguns objetivos e fazer um planejamento, que envolve até a estrutura de hospedagem dos conteúdos. Alguns pontos fundamentais estão listados abaixo:

Hospedagem do blog: você não precisa contratar uma nova hospedagem para criar o blog do seu e-commerce, que está, ele mesmo, hospedado em um servidor. De toda forma, é importante verificar se o ambiente atual pode suportar todos os novos conteúdos.

Verifique se a sua loja virtual está otimizada e como está a velocidade de carregamento. Converse com o suporte técnico para entender se a hospedagem atende às demandas.

Para que o seu blog direcione o tráfego para a sua loja virtual, é importante que ambos estejam na mesma estrutura de hospedagem. De preferência, usando o mesmo domínio. Crie o blog do seu e-commerce em um diretório, no formato “minhalojavirtual.com.br/blog”. Consulte o suporte técnico da hospedagem, caso precise de ajuda.

Defina um objetivo e conheça seu público: verificada a parte técnica, vá para o plano de ação. Ter claros os seus objetivos com os conteúdos é o caminho para criar um blog de sucesso. Pense: como você quer gerar tráfego para o site? Quais produtos ou serviços você quer divulgar?

Você também precisa conhecer seu público. Todo o conteúdo deve ser criado pensando nessas pessoas — que são as suas “personas”. Estude qual é o perfil social de quem acessa o blog, quais são seus interesses e quais são as principais necessidades.

Selecione os temas para publicar: Com todas as informações anteriores, você já consegue começar a definir os temas para abordar no blog. Explore bem todas as vantagens dos produtos e serviços que oferece no e-commerce. Crie uma lista de temas relevantes e os distribua num plano de conteúdo. 

Esse plano é um calendário editorial que, além de auxiliar você a manter em dia os materiais, também evita “bloqueios criativos” quando tiver dúvidas de qual conteúdo criar. Defina no calendário editorial informações importantes: datas de publicação, prazos para a produção do conteúdo, temas de conteúdos, palavra-chave e data de divulgação.

Crie conteúdos otimizados para o Google: se o objetivo de criar um blog para um e-commerce é ser encontrado na internet, atente-se para os quesitos de ranqueamento das pesquisas no Google. Comece a produzir os conteúdos seguindo os critérios de otimização, o conhecido SEO. Considere:

  1. Definir as palavras-chave relevantes
  2. Escolher títulos atraentes para os conteúdos
  3. Fazer uma meta description simples e direta
  4. Tornar seu conteúdo escaneável com títulos, subtítulos e tópicos
  5. Fazer links internos e externos entre os conteúdos

Construa sua própria lista de contatos: disponibilize uma área para inscrição, assim você cria a sua própria rede de contatos com pessoas que estão realmente interessadas no seu conteúdo. Jamais compre listas, muitas vezes elas vêm com e-mails antigos, inexistentes ou pessoas não interessadas.

Com a lista certa, você pode encaminhar e-mails periódicos com o seu conteúdo, pode oferecer algo exclusivo ou adicional somente para quem assina, além de fazer pesquisas de satisfação com os clientes do e-commerce.

Divulgue o seu blog: além das estratégias de SEO para o ranqueamento nas pesquisas do Google, você também deve investir em divulgação em outras mídias, como o Facebook, Twitter, Instagram e outras redes sociais. Assim como faz naturalmente para o seu e-commerce.

O benefício das redes sociais é a grande abrangência que elas oferecem. É possível alcançar mais pessoas interessadas no conteúdo e nos produtos vendidos em sua loja.

Lembre-se também de que a tarefa não para após criar um blog para o seu e-commerce. Para ter sucesso é preciso acompanhar todos os resultados. Além disso, não deixe de testar coisas novas. Os testes são um medidor do conteúdo com melhor performance.


Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail