Siga nas redes sociais

Search

SleepUp é a primeira terapia digital para insônia aprovada pela Anvisa

Foto: Paula Redondo Renata Bonaldi. Foto: divulgação

A SleepUp, startup especializada em terapias digitais personalizadas, acaba de receber autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para comercializar o tratamento para distúrbios do sono. Para se obter a regulamentação, é preciso atender requisitos de segurança e eficácia.

“Depois do esforço e da dedicação de mais de um ano no desenvolvimento de um software com eficácia e segurança, ficamos muito felizes em sermos pioneiros em terapias digitais regulamentadas pela Anvisa no Brasil. É um importante reconhecimento do trabalho que estamos fazendo para ajudar as pessoas a tratarem a insônia de forma eficaz e natural, onde quer que estejam e de maneira acessível”, celebra a CEO e fundadora da startup, Renata Bonaldi

A insônia crônica é uma doença que tem se tornado cada vez mais presente e já atinge 22% da população. Estudo recente do Instituto do Sono aponta que 66% da população brasileira teve mais dificuldade para dormir durante a pandemia. Apesar da grande parcela de pessoas encarando o distúrbio, o acesso a um tratamento especializado e eficaz ainda é escasso e caro. 

“Em nossa pesquisa recente vimos que 10% da população está tomando remédios para dormir todos os dias. Porém, nem sempre eles são a melhor forma de tratar o problema. Além de causarem inúmeros efeitos colaterais, principalmente em pessoas que os utilizam sem orientação médica adequada, eles podem mascarar a verdadeira causa da insônia. Portanto, um acompanhamento psicoterapêutico é fundamental para tratar as causas da insônia de forma duradoura, principalmente para quem faz uso de medicamentos. A SleepUp surgiu para trazer essa solução digital, clinicamente validada, eficaz e segura para quem sofre de distúrbios do sono, principalmente insônia”, conta a empresária.

COMO FUNCIONA

Por meio de aplicativo disponível para IOS e Android, a SleepUp utiliza terapias digitais comportamentais e cognitivas baseadas em psicologia e medicina do sono, além de recursos de relaxamento e meditação, e conta ainda com atendimento de especialistas por meio de telemedicina por vídeo e chat.

Dessa forma, a solução atua na jornada inteira do paciente que sofre de distúrbios do sono, e ainda conta com dashboards na web para o acompanhamento de médico ou psicólogo.  

“Queremos democratizar o tratamento da insônia e melhorar a qualidade de vida das pessoas através de uma solução acessível e ser uma plataforma de terapias digitais clinicamente validadas para doenças crônicas que possam se beneficiar de intervenções comportamentais e cognitivas, com o objetivo de melhorar a eficácia dos tratamentos atuais”, complementa.

A SleepUp é graduada pelo Founder Institute, acelerada pela Samsung Creative Startups e Unimed Vibee, incubada na Eretz.bio (hub de inovação do Hospital Albert Einstein), incubada na Supera Park e residente do Distrito Inova HC (hub de inovação do Hospital das Clínicas).

Também é premiada pelo UK Medtech Awards, reconhecida pelo Congresso Paulista de Neurologia como uma das melhores startups em neurologia e tem projeto financiado pela FAPESP.

Compartilhe

Jornalista do ecossistema de startups

Leia também

Receba notícias no seu e-mail